Publicado em 21 de novembro de 2024 às 16:02
Com apenas o britânico Lando Norris (McLaren) como rival, o holandês Max Verstappen (Red Bull) tem a chance de ganhar seu quarto título consecutivo na Fórmula 1 neste fim de semana, no Grande Prêmio de Las Vegas, e se juntar a um restrito grupo de mitos do esporte.
No total, apenas cinco pilotos ganharam pelo menos quatro títulos mundiais na principal categoria do automobilismo: o argentino Juan Manuel Fangio (5), o francês Alan Prost (4), os alemães Michael Schumacher (7) e Sebastian Vettel (4), além do britânico Lewis Hamilton (7), o único ainda em atividade.
Assim, o piloto da Red Bull concluiu uma sequência de dez corridas sem triunfos, período em que Norris aproveitou para acumular pontos e entrar na disputa pelo título. Apenas três corridas separam 'Mad Max' da liderança, com 393 pontos, uma vantagem de 62 em relação a Norris.
Para conquistar o título em Las Vegas, Verstappen deve terminar a prova à frente do britânico ou com uma desvantagem de até dois pontos. Após a competição nos Estados Unidos, os GPs do Catar e Abu Dhabi serão os únicos a serem realizados em dezembro.
Verstappen não precisa se expor tanto no circuito de rua de Las Vegas, onde triunfou no ano passado, após quatro décadas de ausência da Fórmula 1.
A Mclaren, além de tentar postergar o título de Verstappen, também está na disputa pelo título de construtores, algo que a equipe não obtém desde 1998.
Com isso em jogo, Norris precisará moderar sua agressividade em uma prova onde precisa terminar à frente do tricampeão holandês e terminar entre os oito primeiros.
"Seremos o centro das atenções em Las Vegas", afirmou o britânico, elogiando o percurso do circuito, situado na famosa avenida dos casinos. "É incrível pilotar pela 'Strip', estou ansioso para competir lá."
Na acirrada batalha pelo título de construtores, McLaren lidera, seguida pela Red Bull (3ª) e Ferrari (2ª). Com apenas 49 pontos separando as três equipes, a expectativa é que a indefinição persista até a última fase do ano.