Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 11:35
O ala João Neves Gluck, mais conhecido como “Pará”, se tornou um nome de destaque no cenário internacional de basquete ao estrear como profissional pela equipe do Murcia, na Liga ACB, neste domingo (15). Com apenas 16 anos, 4 meses e 13 dias, o jogador paraense quebrou o recorde de mais jovem a atuar pela equipe, um feito que simboliza o início promissor de sua carreira.
Com 2,04m de altura e um talento nato, João foi titular na partida contra o Valencia e, em seis minutos de jogo, contribuiu com 2 pontos e 1 rebote. A equipe de Murcia, que ocupa a 11ª posição da Liga ACB, foi derrotada por 96 a 88, mas o feito de João ficou marcado como um marco histórico para o clube, além de consolidar sua ascensão no basquete internacional.
O jovem paraense superou o recorde anterior do ex-armador Benjamín Martínez, que atuou pelo Murcia aos 17 anos, em 1991. O recordista brasileiro é Tiago Splitter, que também fez história no basquete espanhol antes de conquistar a NBA.
Com a estreia no mais alto nível do basquete europeu, João Neves Gluck, que foi o mais novo jogador a atuar pela seleção brasileira sub-18 na AmeriCup deste ano, se confirma como uma das grandes promessas do esporte brasileiro, pelo talento, dedicação e perseverança de um jovem que, desde cedo, demonstra maturidade e habilidade acima da média.