Parazão 2025: Remo e outros times acionam TJD contra aumento de estrangeiros na competição

O número de atletas estrangeiros autorizados aumentou de cinco para nove.

Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 15:15

Parazão 2025: Remo e outros times acionam TJD contra aumento de estrangeiros na competição
Parazão 2025: Remo e outros times acionam TJD contra aumento de estrangeiros na competição Crédito: Reprodução/FPF

O Santa Rosa, juntamente com Remo, Capitão Poço e Bragantino, apresentará uma ação no Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD/PA) solicitando a redução do limite de estrangeiros permitidos por jogo no Campeonato Paraense.

Segundo as informações, a iniciativa estaria a cargo do Leão Azul. A iniciativa dos clubes acontece um dia após a Federação Paraense de Futebol (FPF) anunciar o acréscimo de um estrangeiro por time em cada partida do Parazão. Antes da alteração, o Regulamento Geral de Competições estabelecia um limite de cinco jogadores estrangeiros inscritos na súmula. No entanto, com a atualização, esse número aumentou para nove.

A ação dos clubes foi impulsionada pela ausência de consulta aos times. No ano de 2024, a CBF ampliou o número máximo de estrangeiros que podem participar do Brasileirão para nove. No entanto, a decisão foi acordada com as equipes em um Conselho Técnico, ao contrário da alteração feita pela FPF sem consultar os times.

Claudio da Van, presidente do Tubarão, confirmou que o clube ajuizou uma ação por não ser consultado e não concordar com o aumento.

"O Bragantino tomou ciência de que uma agremiação que vai jogar a primeira divisão solicitou à Federação para aumentar o número [de estrangeiro] para nove. O Bragantino segue pelo seguinte proposito: no Congresso Técnico, tudo o que foi acertado, definido e apalavrado, o Bragantino cumpre e respeita o que a Federação determinou com os demais clubes [lá]. Assuntos que se sobressaíram de lá, o clube não foi comunicado e não é favorável aumentar para nove o número de estrangeiros", afirmou o dirigente.

Ricardo Gluck Paul, presidente da FPF, já havia declarado que a mudança no limite estava programada. A expectativa era que o Regulamento Geral de Competições (RGC) estivesse conforme as diretrizes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Paysandu é o mais favorecido com a alteração. Desde a temporada passada, o clube tem feito grandes investimentos em jogadores estrangeiros. O clube bicolor contratou seis jogadores em 2024.

Embora o time Bicolor tenha um time repleto de jogadores estrangeiros, os outros clubes do Pará apostaram no mercado local. Por exemplo, o Remo conta apenas com um jogador de fora: o defensor Iván Alvarez.

No próximo sábado, 18, o Campeonato Paraense terá início com o duelo entre Remo e São Francisco. A partida será realizada às 18h, no estádio Mangueirão.