Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 09:04
Nesta terça-feira, 14, a Polícia Federal (PF) realizou uma reunião estratégica com diversos órgãos de segurança para discutir a aplicação das mudanças previstas no novo Estatuto de Segurança Privada, em vigor desde setembro de 2024.
Agora, a PF passa a fiscalizar se os eventos estão sendo realizados com segurança privada conforme um planejamento prévio detalhado, incluindo a quantidade mínima de vigilantes exigida. Representantes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), além de dirigentes do Clube do Remo e do Mangueirão, participaram do encontro.
A PF destacou que ajustes e orientações ocorrerão durante o primeiro semestre de 2025. A partir do segundo semestre, serão realizadas autuações em caso de descumprimento, com possibilidade de multas.
Um dos pontos abordados foi a necessidade de a PM fornecer parecer técnico com a previsão de vigilantes para cada evento, garantindo que as funções exclusivas de vigilantes, como revista pessoal, não sejam realizadas por profissionais de apoio.
Além disso, permanece válida a determinação de que a PF seja comunicada com pelo menos 24 horas de antecedência sobre eventos que contarão com segurança privada, detalhando a quantidade e qualificação dos profissionais.
Com as novas regras, a Polícia Federal busca reforçar a segurança e a qualidade dos serviços prestados em eventos em todo o país.