Publicado em 16 de novembro de 2024 às 15:34
De 29 de novembro a 1º de dezembro, o bodyboarding ganha as ondas da praia do Maçarico, em Salinópolis, no nordeste do Pará. É a primeira etapa do Circuito Salinense de Bodyboarding de 2024, realizada pela Associação de Bodyboarding de Salinópolis (ABBS).O evento é denominado “Maçarico 360º”.
Com a previsão de participação de cerca de 30 atletas, a primeira etapa de bodyboarding está prevista para ocorrer na área da praia do Maçarico conhecida como “Pico 360º”. Para quem ainda desconhece o esporte, a modalidade já consagrou campeões e campeãs mundiais brasileiros, a exemplo de Guilherme Tâmega e de Glenda Kozlowski. A capixaba Neymara Carvalho, o baiano Uri Valadão e a cearense Isabela Sousa são outros brasileiros que também já conquistaram o topo mundial.
Em três dias de evento, os bodyboarders disputarão as melhores colocações nas categorias open feminino, open masculino, master e legend. Em 2023, o circuito salinense contou com três etapas. Pela definição da Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB), as categorias master e legend dizem respeito, respectivamente, aos atletas com 35 anos ou mais e 45 anos ou mais no ano vigente da competição.
Na sexta-feira, 29, e no sábado, 30, serão realizadas as primeiras baterias das oitavas de final, quartas de final e semifinal, e no domingo, 1, a grande final, que definirá os campeões da etapa. As baterias terão o tempo de 15 minutos, cada.
Para o presidente da entidade, Sérgio Chêne, “o esforço da associação é estimular a prática esportiva, cultivar a boa saúde, a inclusão social e a sustentabilidade”. A segunda etapa ocorre entre os dias 13 e 15 de dezembro, quando serão definidos os campeões do circuito de 2024.
A primeira etapa contará com troféus e medalhas, e demais premiações. O evento tem os patrocínios de Prefeitura Municipal de Salinópolis, Barão Ferragens e Ferramentas e Consórcio Ver o Maçarico, além dos apoios Farmácia Porto Grande, GRCell, Centro de Treinamento Guimarães, Hostel Salinas, Violações, Cocada Suprema, Projeto Suruanã, Setor Serviços, Zety do Asfalto e Rustico In Casa.
A ABBS programou ações educativas e socioambientais durante o Maçarico 360º. Na agenda da competição consta a palestra “Camaleão: conhecendo a espécie”, a ser proferida pela bióloga Josie Figueiredo, coordenadora do projeto Suruanã, que consiste no monitoramento de desovas de tartarugas marinhas, desenvolvido dentro do espaço Monumento Natural do Atalaia (Mona).
“A ideia de falar da espécie é de despertar à realidade do ecossistema natural, testemunhado pelos desportistas. Nessa etapa, chamaremos atenção para o camaleão, e nas outras elegeremos outros animais, assim como outros personagens desse ambiente”, frisa Chêne.
A programação contará ainda com ações de grafite de Sebastião Santos e uma aula inclusiva de bodyboarding destinada a crianças, jovens e adultos com necessidades especiais. “A ABBS tem essa preocupação de proporcionar, pelo esporte, uma experiência inclusiva a qualquer cidadão. Nossa associação está de portas abertas a parcerias”, ressalta o presidente da associação.