Ator de dorama sofre fulminante aos 32 anos; saiba o que causa parada cardíaca em jovens

A parada cardíaca fulminante é a principal causa de morte súbita no mundo e ocorre poucos minutos após o início dos sintomas.

Publicado em 2 de dezembro de 2024 às 15:55

(Park Min-jae, tinha 32 anos e era conhecido por atuar em “Isso Se Chama Amor”. )
(Park Min-jae, tinha 32 anos e era conhecido por atuar em “Isso Se Chama Amor”. ) Crédito: Reprodução/ Redes Sociais

O ator sul-coreano Park Min-jae, de 32 anos, conhecido por sua participação em doramas de sucesso como “Isso Se Chama Amor,” morreu vítima de infarto fulminante na última sexta-feira, 29.

A notícia divulgada nesta segunda-feira, 2, surpreendeu muitos pelas circunstancias da causa, afinal o que pode causar uma parada cardíaca fulminante em pessoas jovens?

Segundo cardiologistas, doenças ou malformações no coração, são os motivos mais comuns de mortes súbitas de jovens por parada cardíaca. No caso do ator sul-coreano, não foram revelados detalhes da morte ou se ele tinha algum desses problemas cardíacos.

A parada cardíaca fulminante é a principal causa de morte súbita no mundo e ocorre poucos minutos após o início dos sintomas tradicionais de infarto, como dores no peito que irradiam para o braço ou falta de ar. Em alguns casos, mais raros, a morte ocorre sem sintomas prévios.

“A maioria dos casos de jovens que têm paradas cardíacas está associada ao sedentarismo, alimentação pouco balanceada e estilo de vida nada saudável, mas este nem sempre é o caso. Quando a pessoa aparentemente é saudável, pode ser resultado de comorbidades que permaneciam não diagnosticadas”, explica a cardiologista Fernanda Weiler, de Brasília.

Os cardiologistas recomendam que as pessoas façam check-ups regulares de saúde a partir dos 30 anos, especialmente se houver histórico familiar de doenças coronárias.

Com informações de Metrópoles.