Publicado em 29 de dezembro de 2024 às 15:31
No mesmo dia do trágico acidente aéreo na Coreia do Sul que deixou 179 mortos, um incidente com outra aeronave foi registrado no Canadá, mas sem consequências graves para os passageiros. Um voo operado pela Air Canada, identificado como 2259 e conduzido pela Pal Airlines, realizou um pouso de emergência no Aeroporto Halifax Stanfield, em Halifax, com o trem de pouso recolhido. Apesar do impacto e do incêndio que se seguiu, os 73 passageiros saíram ilesos ou com ferimentos leves, de acordo com autoridades locais.
O avião incendiou e deslizou "de barriga" pela pista, provocando chamas no lado esquerdo da aeronave e fumaça no interior, conforme testemunhas. Após o pouso, levou cerca de dois minutos para que todos os passageiros fossem evacuados com segurança. O aeroporto ficou fechado por aproximadamente 90 minutos, impactando as operações de voo: quatro aeronaves tiveram suas rotas desviadas, e vários voos sofreram atrasos ou cancelamentos.
O porta-voz da Air Canada, Peter Fitzpatrick, declarou que o incidente foi causado por um "problema suspeito no trem de pouso". Um comunicado oficial do aeroporto confirmou o horário do ocorrido, por volta das 21h30min no horário local, e informou que uma investigação está em andamento para determinar as causas exatas do problema.
Apesar do susto, o episódio teve um desfecho positivo, contrastando com o desastre fatal ocorrido na Coreia do Sul no mesmo dia.