Publicado em 2 de dezembro de 2024 às 15:54
- Atualizado há 19 dias
Ocupando a presidência rotativa do Brics, a Rússia reagiu à ameaça feita pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sobre a criação da moeda própria do bloco. O governo russo apontou a “erosão” do dólar se intensifica no comércio internacional.
“O dólar está se tornando cada vez menos atraente como moeda de reserva para vários países”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira (2/12). “Este é um processo de erosão da atratividade do dólar, e está realmente acontecendo e se intensificando”.
A reposta do Kremlin veio, após no último sábado, 30, Trump ameaçar o bloco com tarifas de 100% caso o Brics avance na criação da moeda para o comércio internacional e se afaste do dólar.
A criação de uma moeda alternativa tem sido uma das principais pautas discutidas pelo Brics, que inclui o Brasil, e que também defende a criação de uma moeda forte. A previsão é que o governo brasileiro assuma a presidência do bloco em 2025.
De acordo com o ministério das Relações Exteriores do Brasil, uma das pautas prioritária para o governo brasileiro, quando assumir a presidência do Bloco, será a adoção de um sistema para transações comerciais entre os países que pertencem ao Brics.