Publicado em 26 de dezembro de 2024 às 15:16
O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines, que caiu no Cazaquistão na quarta-feira (25), foi supostamente abatido por um sistema russo de defesa aérea, de acordo com quatro fontes no Azerbaijão ouvidas pela Reuters.
A aeronave, um Embraer que fazia a rota entre Baku e Grozny, desviou de seu trajeto programado e sobrevoou uma área próxima ao Mar Cáspio, utilizada pela Rússia para operações de defesa contra drones ucranianos. O incidente, ocorrido nas proximidades da cidade de Aktau, resultou na morte de todas as 38 pessoas a bordo.
Autoridades dos países envolvidos, incluindo Azerbaijão, Rússia e Cazaquistão, solicitaram uma investigação detalhada sobre o caso. A Otan também se manifestou, pedindo esclarecimentos sobre as causas do acidente.
“Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e vítimas do voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines”, afirmou Farah Dakhlallah, porta-voz da Otan, em um post na plataforma X (antigo Twitter).
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que está em contato com a agência cazaquistã que lidera as investigações, oferecendo suporte técnico caso necessário.