Trump diz que vai mudar nome do Golfo do México para ‘Golfo da América’ e ameaça retomar Canal do Panamá

Presidente eleito dos EUA volta a causar polêmica com declarações sobre territórios estratégicos e críticas a aliados internacionais

Publicado em 7 de janeiro de 2025 às 17:50

Donald Trump
Donald Trump Crédito: Foto divulgação

A duas semanas de assumir seu mandato, Donald Trump afirmou nesta terça-feira (7) que pretende mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”. Durante coletiva em Mar-a-Lago, ele também sugeriu retomar o controle do Canal do Panamá e da Groenlândia, medidas que considera fundamentais para a “segurança econômica” dos Estados Unidos.

Trump, que se referiu à renomeação como “apropriada”, disse que o México não contribui suficientemente com os EUA e sugeriu aplicar tarifas pesadas ao país e ao Canadá. Ele ainda insinuou que o Canadá deveria ser incorporado como o 51º estado norte-americano.

O republicano voltou a defender o controle do Canal do Panamá, atualmente administrado pelo governo panamenho, e criticou o envolvimento da China na região, apesar de não haver provas de que os chineses estejam operando o canal. Trump também ameaçou impor sanções econômicas à Dinamarca para obter a Groenlândia, território que ele já havia tentado comprar em 2019.

Especialistas avaliam que as declarações são retóricas e improváveis de se concretizar, mas refletem a política nacionalista e expansionista defendida por Trump.