Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 13:51
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais nesta quinta-feira, 19, para reforçar a sua sugestão de integrar o Canadá ao seu país, tornando a nação vizinha o 51º estado norte-americano. A ideia que iniciou como uma brincadeira há algum tempo está aparentemente ganhando contornos de seriedade.
O republicano descreveu essa como uma “excelente ideia” e apontou que os canadenses “economizariam enormemente em impostos e proteção militar”.
Escreveu
• Trump
Ao dizer que parte dos canadenses gostaria de se tornar cidadãos estadunidenses, Trump se referia a uma pesquisa divulgada na última semana pelo Leger Institute. O levantamento apontou que 13% dos canadenses apoiam uma integração entre os países vizinhos.
Trump já havia mencionado essa possibilidade em tom de brincadeira, o que teria desagradado autoridades canadenses. Segundo informações da Fox News, a fala ocorreu durante uma reunião. Na ocasião, o republicano afirmou que, caso o Canadá não conseguisse aguentar a imposição de taxas alfandegárias de 25%, poderia escolher tornar-se o 51° estado dos EUA.
Em mensagens posteriores, Trump passou a referir-se ao primeiro-ministro canadense Justin Trudeau como governador, título que os EUA concede ao chefe do Executivo de cada estado federado.
As declarações do republicano acontecem em um contexto de crise política no Canadá, visto que a vice-primeira-ministra e ministra das Finanças, Chrystia Freeland, deixou o governo na última segunda-feira (16). A renúncia ocorreu após a número dois do governo divergir de Trudeau em relação a como enfrentar a pretensão de Trump de impor tarifas de 25% aos produtos canadenses.