Vídeo: milhares de cubanos protestam contra embargo norte-americano em Havana

Cubanos tomaram as ruas de Havana para protestar contra o bloqueio imposto pelos Estados Unidos.

Publicado em 22 de dezembro de 2024 às 18:58

Marcha reuniu milhares de pessoas em Cuba.
Marcha reuniu milhares de pessoas em Cuba. Crédito: Reprodução/X

Milhares de cubanos, sob a liderança do ex-presidente Raúl Castro e do atual presidente Miguel Díaz-Canel, se reuniram em protesto diante da embaixada dos Estados Unidos em Havana, em oposição ao embargo econômico imposto por Washington, a apenas um mês do retorno de Donald Trump à presidência.

A manifestação, intitulada “Marcha do povo combatente contra o bloqueio e a permanência de Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo”, teve início na Tribuna Anti-imperialista, um famoso espaço localizado em frente à embaixada dos EUA, na principal avenida costeira da capital cubana, o Malecón.

No decorrer de seu primeiro mandato (2017-2021), Trump, que assumirá o cargo em 20 de janeiro, interrompeu a histórica aproximação entre os dois países iniciada em 2014 durante o governo de Barack Obama (2009-2017).

Trump implementou 243 ações que endureceram o embargo, que estava em vigor desde 1962, incluindo a reinclusão de Cuba na lista dos Estados Unidos de “países que patrocinam o terrorismo”, ao lado do Irã e da Coreia do Norte.

Fonte: Jornal de Brasília