Bragança e Festival da Marujada encantam empresários de turismo em São Paulo

A Marujada envolve procissões, danças e rituais que mantêm viva a tradição e a identidade cultural da comunidade bragantina

Publicado em 7 de julho de 2024 às 16:22

Foto:
Foto: Crédito: Agência Pará 

Como parte da programação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) na ExpoCatólica em São Paulo, realizada na última sexta-feira, 5, a Setur realizou capacitação de agentes de viagens e operadores com foco no destino turístico Bragança e no Festival da Marujada de São Benedito. E, neste sábado, 6, o Pará promove um cortejo com a imagem de São Benedito em plena feira da ExpoCatólica com a presença do Capitão e Capitoa da Marujada. Após o cortejo, será feita sessão de autógrafos com Frei Alvaci Mendes da Luz, autor do livro "Um Preto no Altar", que retrata a história da festividade bragantina.

O técnico de Gestão e Planejamento em Turismo da Setur, Carlos Figueira, falou sobre a localização geográfica de Bragança, o acesso ao município e a estrutura de hospedagem, alimentação, atrativos e opções de lazer. E como ponto alto da capacitação apresentou aos empresários do setor o Festival da Marujada de São Benedito.

"A Marujada de São Benedito é uma manifestação cultural rica em história e tradição que existe desde 1798. Participar desse evento é uma oportunidade única de vivenciar a cultura paraense. A Marujada de São Benedito tem suas raízes no período colonial, combinando influências africanas e portuguesas. Originalmente uma forma de celebração dos escravos, a festa homenageia São Benedito, padroeiro dos negros", contou Figueira. "A Marujada envolve procissões, danças e rituais que mantêm viva a tradição e a identidade cultural da comunidade bragantina"

Marlene Huebes Novaes, professora da graduação e pós-graduação do curso de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí e também diretoria da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur) ficou impressionada com o tamanho da festividade e as belezas da cidade.

"Nos encantou e despertou esse meeting de turismo religioso. Ficamos com um desejo de ir a Belém, conhecer Bragança e não deixar de participar do Festival da Marujada de São Benedito. A apresentação foi rica em detalhes, sobre os atrativos do destino, o potencial turístico do local. Foi muito boa essa experiência, já ficou na memória afetiva a partir da apresentação", afirmou Marlene.

Para Eluisio Antônio Voltolini, profissional de Marketing, ex secretário de Turismo da cidade de Nova Trento (SC) e atual presidente Associação Brasileira de Turismo Religioso, o destino Bragança foi uma agradável surpresa para os participantes.

"Achei encantadora a apresentação feita sobre Bragança do Pará, um destino que particularmente não conhecia, atrai o interesse de outros associados. Todos que conversamos após a palestra ficou um gosto de quero mais, uma vontade imensa de conhecer essa cidade", disse.

Bragança oferece uma variedade de opções de hospedagem, com aproximadamente 500 leitos disponíveis. Os visitantes podem escolher entre hotéis, pousadas e acomodações alternativas. Durante a Marujada, a taxa de ocupação tende a ser alta, portanto, é recomendado reservar com antecedência.

Agência Pará