Saiba o que é erisipela, infecção que fez Bolsonaro ser internado

Durante viagem a Manaus, no fim de semana, Jair Bolsonaro foi internado duas vezes após ser diagnosticado com erisipela. O ex-presidente do Brasil deve ser transferido para um hospital particular em Brasília nesta segunda-feira, 6. “Quando cai a imunidade da gente por problemas variados, a erisipela é comum de acontecer”, falou Bolsonaro, durante a internação....

Publicado em 6 de maio de 2024 às 15:40

Durante viagem a Manaus, no fim de semana, Jair Bolsonaro foi internado duas vezes após ser diagnosticado com erisipela. O ex-presidente do Brasil deve ser transferido para um hospital particular em Brasília nesta segunda-feira, 6. 'Quando cai a imunidade da gente por problemas variados, a erisipela é comum de acontecer', falou Bolsonaro, durante a internação.

Bolsonaro deve viajar para a capital federal em uma aeronave com UTI aérea, acompanhado de pelo menos dois médicos intensivistas. A previsão é de que o avião decole com o ex-presidente até a tarde desta segunda.

Saiba o que é erisipela

A erisipela é uma infecção na pele, o processo infeccioso de pele é provocado por uma bactéria. A infecção pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, sendo mais comum nos diabéticos, obesos e nas pessoas com deficiência da circulação das veias dos membros inferiores.

Segundo o Ministério da Saúde, a erisipela ocorre quando a bactéria Estreptococo penetra na pele. A porta de entrada para esse organismo unicelular quase sempre é uma micose entre os dedos, as famosas 'frieiras'. No entanto, qualquer ferimento pode desencadear o processo infeccioso.

Os primeiros sintomas são os comuns a qualquer infecção: calafrios, febre alta, fraqueza, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e vômitos. As alterações da pele podem se apresentar rapidamente e variam desde uma simples vermelhidão, dor e inchaço até a formação de bolhas e feridas por necrose da pele.

O tratamento inclui: uso de antibióticos específicos para eliminar a bactéria causadora; redução do inchaço, fazendo repouso absoluto com as pernas elevadas; fechamento da porta de entrada da bactéria, tratando as lesões de pele e as frieiras; limpeza adequada da pele, eliminando o ambiente propício para o crescimento das bactérias; uso de medicação de apoio, como anti-inflamatórios, antifebris, analgésicos e outras que atuam na circulação linfática e venosa.



https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1787424936140673153?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1787424936140673153%7Ctwgr%5E5398c696df302fa5e13fd6e2d8128d77624361e3%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.correiobraziliense.com.br%2Fpolitica%2F2024%2F05%2F6851664-o-que-e-erisipela-infeccao-que-fez-com-que-bolsonaro-fosse-internado.html

Fonte: Correio Braziliense