Youtuber vira alvo de investigação após gravar operação em viatura da PM no Brasil; assista

Estadão Conteúdo – Um youtuber norte-americano gravou uma operação da Polícia Militar de São Paulo em favelas da zona norte da cidade, contrariando regras internas da corporação. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) abriu uma investigação. O vídeo acompanha a rotina de policiais da Força Tática no batalhão e mostra abordagens a suspeitos em residências...

Publicado em 25 de junho de 2024 às 19:13

Estadão Conteúdo - Um youtuber norte-americano gravou uma operação da Polícia Militar de São Paulo em favelas da zona norte da cidade, contrariando regras internas da corporação. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) abriu uma investigação.

O vídeo acompanha a rotina de policiais da Força Tática no batalhão e mostra abordagens a suspeitos em residências e uma perseguição a motociclistas.

A publicação, intitulada '24 hrs na vida de um policial no Brasil', já atingiu 1,6 milhão de visualizações. O produtor de conteúdo Gen Kimura acompanhou a ação do banco de trás da viatura e chegou a empunhar uma arma da corporação.



https://youtu.be/futT5F-qx_A?si=OG4kQzZ_Kh_hElqt

Em dado momento da gravação, um policial diz ao youtuber que 'quando matamos um bandido comemoramos com charutos e cerveja'.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que abriu uma investigação para apurar o ocorrido e tomar as providências cabíveis, já que 'a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da Corporação', que vetam o envolvimento de civis em práticas exclusivamente militares.

Sobre a comemoração de mortes com charutos e cervejas, a pasta diz que a frase dita pelo agente 'não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado'.

'As polícias paulistas são instruídas e continuamente capacitadas para agirem dentro da lei. Excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor', acrescentou a SSP em nota.