Após posse, Lula cumprimenta Trump e fala em parcerias

Nas redes sociais, o petista falou sobre as relações entre os dois países.

Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 16:04

De acordo com Lula, o Brasil não quer guerra com nenhum país, seja Estados Unidos, Venezuela ou China.
De acordo com Lula, o Brasil não quer guerra com nenhum país, seja Estados Unidos, Venezuela ou China. Crédito: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tomou posse em cerimônia realizada nesta segunda-feira (20). Nas redes sociais, o petista falou sobre as relações entre os dois países.

“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, escreveu Lula na publicação.

O atual presidente do Brasil, que nunca teve uma relação próxima com Trump, também manifestou o desejo de “seguir avançando em parcerias”.

“Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”.

O presidente brasileiro não acompanhou a solenidade de posse, mas enviou a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti para representar o governo. Parlamentares de oposição, além da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também foram à cerimônia.

Fonte: Metrópoles