Atos contra governo de Nicolás Maduro tomam as ruas na Venezuela; assista

Resultado do pleito é questionado pela oposição no país.

Publicado em 17 de agosto de 2024 às 20:13

Ruas da Venezuela foram tomadas por protestos neste sábado.
Ruas da Venezuela foram tomadas por protestos neste sábado. Crédito: Reprodução/Redes sociais

Atos contra o governo de Nicolás Maduro tomaram as ruas na Venezuela neste sábado, 17. A oposição realizou atos em diversas cidades, convocados pelas lideranças da campanha de Edmundo González, que reivindicam a vitória na eleição presidencial.

Chamada de “Grande Protesto Mundial pela Verdade”, a principal manifestação ocorreu em Caracas, sob a liderança de María Corina Machado, que discursou para milhares de pessoas. Segundo Corina, a tática da oposição agora é cobrar o respeito ao voto.

A oposição e organizações sociais têm denunciado prisões arbitrárias no país no contexto dos protestos pós-eleitorais com mais de 1,3 mil presos e mais de 20 óbitos. Já o governo afirma que luta contra grupos criminosos que atacam prédios públicos, lideranças chavistas e policiais, o que já teria causado a morte de 25 pessoas e ferido 97 membros das forças de segurança.

O candidato Edmundo González se manifestou pelas redes sociais, em vídeo. “Essas manifestações são a força que fará respeitar a decisão de mudança e paz que votamos milhões no dia 28 de julho”, destacou.

Com informações da Agência Brasil