Dirceu Ten Caten pode vir como candidato ao senado, afirma grupo petista

Planejamento ocorre em meio a divergências entre membros do partido.

Publicado em 6 de janeiro de 2025 às 14:22

Reprodução
Reprodução Crédito: Redes sociais 

A tendência interna Construindo um Novo Pará (CNP) revelou nesta segunda-feira, 6, que articula indicar o nome do deputado estadual Dirceu Ten Caten, como candidato ao Senado. O planejamento, no entanto, pode inflamar uma disputa significativa às vésperas das eleições de 2026. 

Isso porque, a decisão ocorre em meio a divergências e resistências no partido, que envolvem, principalmente, a tentativa de reeleição de Beto Faro, atual presidente estadual do PT. 

Após uma reunião ampliada, a coordenação Estadual da Tendência (CNP) então emitiu nota onde apontou algumas estratégias para fortalecer sua atuação no partido e na política estadual. A coordenação é atualmente liderada por figuras como o vice-presidente nacional do PT Zé Geraldo, o deputado federal Airton Faleiro, e o secretário de Agricultura Familiar do Pará, Cássio Pereira.

Confira abaixo as decisões da CNP:

  1. Debates regionais: A tendência organizará reuniões em todo o estado para discutir sua organização e planejamento estratégico.
  2. Eleições internas do PT: Com o pleito interno previsto para julho de 2025, a CNP pretende apresentar propostas para a agenda política do PT no Pará e indicar nomes para cargos nas direções nacional, estadual e municipal.
  3. Eleições proporcionais: O grupo buscará eleger dois deputados estaduais – Zé Geraldo e João Uchoa – e garantir a reeleição de Airton Faleiro como deputado federal.
  4. Candidatura ao Senado: A CNP declarou que Dirceu Ten Caten será o nome defendido pelo grupo para disputar uma das vagas majoritárias, em alinhamento com a estratégia nacional do PT de fortalecer sua bancada no Senado.