Lula e Haddad discutem linhas de crédito com representantes de bancos

Participam da reunião com o presidente Lula e o ministro Fernando Haddad os presidentes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES

Publicado em 2 de dezembro de 2024 às 10:35

Foto reprodução
Foto reprodução Crédito: Redes sociais

Nesta segunda-feira, 2, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Wellington Dias (Assistência Social), Márcio França (Empreendedorismo), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e representantes de bancos. O encontro começou ás 9h30, no Palácio do Planalto, em Brasília. 

Na pauta, o Programa Acredita, que visa a abertura de crédito para microempresas e microempreendedores individuais (MEIs).

Foram chamados a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; o presidente Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira; o diretor-presidente do Sebrae, Décio Lima; e o diretor-presidente da Empresa Gestora de Ativos S.A. (Emgea), Fernando Pimentel.

Também participam da reunião das 9h30 o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello; e o secretário especial de Análise Governamental da Casa Civil, Bruno Moretti.

O encontro ocorre dias após o anúncio do conjunto de medidas de revisão de gastos públicos. A equipe econômica estima que o pacote de contenção das despesas da União no Orçamento vai gerar uma economia de R$ 71,9 bilhões nos próximos dois anos. Mais tarde, Lula tem três compromissos individuais:

  • às 11h, reunião com o governador do Maranhão, Carlos Brandão;
  • às 14h40, reunião com o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza; e
  • às 16h, reunião com o ministro Wellington Dias.