Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 12:48
O vereador eleito na Bahia, Francisco Nascimento (União Brasil), que ficou conhecido por ter jogado uma sacola de dinheiro pela janela no dia em que foi preso pela Polícia Federal, foi diplomado por procuração, na última quinta-feira, 12.
A diplomação é um ato que ocorre antes da posse, por meio do qual a Justiça Eleitoral formaliza que o candidato foi efetivamente eleito.
Francisco foi preso pela PF no dia 10 de dezembro na Operação Overclean, que investiga fraudes em licitações e desvios de recursos públicos. Nas eleições municipais em outubro, e ele foi eleito vereador da cidade de Campo Formoso, no interior da Bahia.
Desde 1966, o Tribunal Superior Eleitoral (STF), permite o recebimento do diploma por meio de procurador. Francisquinho, como ele é conhecido, está preso no Centro de Observação Penal de Salvador.
Os advogados do vereador diplomado agora tentam encontrar formas para que ele consiga tomar posse, no início de 2025. Uma das ideias estudadas é que ele seja empossado por videoconferência, direto da prisão.
O vereador diplomado é primo do atual líder do União Brasil na Câmara, o deputado Elmar Nascimento (BA).
No dia em que foi preso, Francisquinho arremessou uma sacola com quase R$ 200 mil da janela de seu apartamento. A ação, porém, foi flagrada pelos policiais.
Com informações da coluna de Igor Gadelha/ Metrópoles.