Publicado em 11 de janeiro de 2025 às 10:58
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (11) que o ex-presidente Jair Bolsonaro apresente o convite formal para participar da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. A solicitação foi feita após Bolsonaro pedir a devolução de seu passaporte e autorização para viajar ao país para o evento.
Moraes destacou que o pedido apresentado pela defesa do ex-presidente carece de documentação adequada. Segundo o ministro, a mensagem enviada como convite partiu de um endereço eletrônico não identificado ("[email protected]") e não trouxe informações como horário ou programação do evento.
“Antes de analisar o pleito, é necessária a complementação das informações”, afirmou Moraes em seu despacho. Ele também indicou que, após o envio dos documentos complementares, encaminhará a solicitação à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o órgão emita um parecer sobre o caso.
A decisão mantém em suspenso o pedido de Bolsonaro para sair do país, enquanto a Corte aguarda a regularização da documentação necessária para avaliar a solicitação.