Oposição ao governo se divide em relação a PEC que acaba com a escala 6X1

PEC visa reduzir escala de trabalho em que o funcionário atua por seis dias consecutivos e tem apenas um descanso semanal

Publicado em 24 de novembro de 2024 às 19:49

Mário Agra
Mário Agra Crédito: Câmara dos Deputados 

Muitas divergências tem sido geradas dentro da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a escala de trabalho 6×1, da deputada Erika Hilton (PSol-SP). Enquanto a base governista apoia em peso a matéria, deputados ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro discordam sobre o mérito da proposta.

O projeto pretende reduzir a jornada de trabalho para 36 horas semanais. Atualmente, é seguido o limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Erika Hilton tem como parceiro para a construção da proposta o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que luta contra a escala 6×1, quando o empregado trabalha seis dias consecutivos e tem apenas um descanso semanal.

Na semana passada, a PEC atingiu o número de assinaturas suficientes para tramitar na Câmara dos Deputados. Além dos deputados da base governista, como PT e PSB, a proposta conta como signatários parlamentares do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).