Pelos adversários, eleição de 2026 já começou, diz Lula a ministros

Na reunião, o presidente pontou que não tem pretensão de adiantar a campanha política, e que vai continuar com a política voltada para o povo.

Imagem de perfil de Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 10:25

Presidente Lula durante reunião ministerial.
Presidente Lula durante reunião ministerial. Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura da reunião ministerial desta segunda-feira, 20, que "2026 já começou" e que seus adversários políticos "já estão em campanha".

"2026 já começou, não por nós, que temos que capinar, mas pelos adversários a eleição do ano que vem já começou. Eles já estão em campanha. Nós não podemos antecipar campanha porque temos de trabalhar e entregar ao povo o que ele precisa", declarou o presidente diante de seus ministros.

Lula afirmou, ainda, que o governo precisa ter a compreensão de que a população trabalhadora atualmente não tem os mesmos desejos que a dos anos 1980, quando o PT foi fundado.

"É importante que a gente compreenda que o povo com que estamos trabalhando hoje não é o povo dos anos 1980, que queria ter emprego em fábrica com carteira assinada. É um povo que está virando empreendedor e precisamos aprender a trabalhar com essa nova formação do povo brasileiro", afirmou.

O presidente afirmou que o governo seja "exigido". "Eu jamais reclamarei pelo fato de o povo nos cobrar. Reclamarei se não tivermos capacidade de entregar tudo aquilo que nos comprometemos", completou.