Publicado em 22 de novembro de 2024 às 10:55
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser condenado a até 28 anos de prisão caso seja considerado culpado pelos crimes apontados em indiciamento da Polícia Federa (PF). Na tarde de quinta-feira, 21, Bolsonaro e mais 36 pessoas foram indiciadas por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. O relatório da PF cita os crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de Direito e organização criminosa. As penas variam de 3 a 12 anos –se somadas, chegam a 28 anos de reclusão
Bolsonaro foi indiciado pelos seguintes crimes:
Golpe de Estado: 4 a 12 anos de prisão;
Abolição violenta do Estado democrático de Direito: 4 a 8 anos de prisão;
Integrar organização criminosa: 3 a 8 anos de prisão
Entre os indiciados estão o ex-ministro da Defesa general Braga Netto e o tenente-coronel Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Segundo a PF, o indiciamento reflete a existência de elementos suficientes para indicar a participação direta do ex-presidente e de Braga Netto e Cid em uma trama para impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A operação Contragolpe, que prendeu 5 investigados pelo suposto plano, foi deflagrada na terça-feira, 19, e foi embasada, dentre outros documentos, em uma série de trocas de mensagens entre militares que supostamente tramavam um plano para matar Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.
Com informações do Poder 360