Sem Bolsonaro, Michelle, Eduardo e outros parlamentares vão acompanhar posse de Trump; saiba quem vai

Presidente eleito dos Estados Unidos toma posse nesta segunda; Jair Bolsonaro tentou devolução do passaporte para ir ao evento, mas teve pedido negado por Alexandre de Moraes

Publicado em 19 de janeiro de 2025 às 21:10

Reprodução
Reprodução Crédito: Redes sociais 

Sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Michelle, Eduardo Bolsonaro (PL) e outros parlamentares vão acompanhar a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira, 20. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá ao evento, e o governo brasileiro será representado por Maria Luiza Viotti, embaixadora do País em Washington.

Bolsonaro não irá à posse pois está com o passaporte retido pela investigação por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A defesa do ex-presidente pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução do documento, mas teve o pedido negado pelo ministro Alexandre de Moraes.

No sábado (18), Bolsonaro afirmou que se sentia constrangido por não poder ir à posse do aliado. O ex-presidente concedeu entrevista coletiva no Aeroporto de Brasília, onde acompanhou o embarque aos Estados Unidos da sua mulher, Michelle Bolsonaro (PL), que irá ao evento. O filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também acompanhará a posse.

Além de Michelle e Eduardo, 19 deputados federais confirmaram ao Estadão que estarão presentes na posse, além do senador Jorge Seif (PL-SC). O número é menor do que os 39 parlamentares de oposição que manifestaram interesse em comparecer ao evento.

A lista contempla deputados de siglas que integram a base de apoio ao governo Lula no Congresso, como União Brasil, de Coronel Ulysses (SC), e Republicanos, de Messias Donato (ES). O União Brasil conta com os ministérios das Comunicações e do Turismo, enquanto o Republicanos comanda a pasta de Portos e Aeroportos.