Sidônio Palmeira toma posse como ministro da Secretaria de Comunicação

Publicitário promete comunicação de governo mais digital e popular

Imagem de perfil de Agência Brasil

Agência Brasil

Publicado em 14 de janeiro de 2025 às 15:29

Sidônio Palmeira
Sidônio Palmeira Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O publicitário Sidônio Palmeira tomou posse, nesta terça-feira, 14, como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Palmeira assume com a missão de reformular a comunicação e de melhorar a percepção da população sobre as ações positivas do governo federal.

A cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, teve a presença do presidente Lula, além de ministros, parlamentares e autoridades. Sidônio assume o lugar do jornalista e deputado federal Paulo Pimenta, que estava no cargo desde janeiro de 2023.

O publicitário baiano atua há décadas em campanhas políticas. Ele trabalhou na campanha vitoriosa de Lula em 2022 e também nas eleições ao governo da Bahia de políticos do PT, como Rui Costa e Jacques Wagner. No discurso de posse, Palmeira disse é preciso tornar mais digital e popular a comunicação do Executivo.

"Temos um presidente que recebeu um país destruído e desmoralizado para governar. Em apenas dois anos o seu governo arrumou a casa, mas esse trabalho não está sendo percebido por parte da população. A informação dos serviços não chega na ponta, a mentira nos ambientes digitais fomentada pela extrema-direita cria uma cortina de fumaça na vida real, manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade. Para fazer frente a esse movimento macabro não basta apenas chamar um marqueteiro. Precisamos ampliar nossa concepção do papel da comunicação nesse novo mundo".

A Secom é responsável por formular e implementar a política de comunicação e divulgação do Executivo federal.