TCU vota por dar ciência à Petrobras sobre erros na venda da empresa Pesa

Os ministros votaram por dar ciência à companhia brasileira sobre "erros procedimentais" verificados no curso do processo de desinvestimento da Pesa

Imagem de perfil de Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de novembro de 2024 às 18:53

Petrobras
Petrobras Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) votou nesta quarta-feira, 27, uma representação sobre a venda da participação da Petrobras na chamada Petrobras Argentina (Pesa). 

O Tribunal cita a necessidade de aprendizado com os "erros e riscos" passados. Também é mencionada a necessidade de avaliação interna "com o objetivo de estabelecer propostas de medidas de aprimoramento da governança e compliance, em especial, mas não somente, na persecução do melhor desempenho dos processos analíticos e decisórios de investimentos e desinvestimentos da Estatal", disse a Corte.

Em acórdão anterior, o TCU já tinha identificado risco de desvantagem para a Petrobras. A venda da participação de 67,1933% na Petrobras Argentina (Pesa), foi concluída em 2016, de acordo com o relatório de voto no Tribunal. O preço base da transação foi considerado a um valor de US$ 1,327 bilhão correspondentes a 100% da Pesa.