Investimento da Vale proporciona construção do Porto Futuro II

O espaço, viabilizado através do programa do governo estadual Estrutura Pará, será um complexo para a valorização do patrimônio histórico, geração de empregos, lazer, turismo e bioeconomia.

Publicado em 30 de setembro de 2024 às 16:39

(O Brasil sediará pela primeira vez uma COP e Belém foi escolhida como sede, o que traz a oportunidade de colocar a Amazônia no centro das discussões)
(O Brasil sediará pela primeira vez uma COP e Belém foi escolhida como sede, o que traz a oportunidade de colocar a Amazônia no centro das discussões) Crédito: Bianca Marinho/Agência Pará

No contexto da Conferência do Clima (COP 30), também conhecida como Conferência das Partes, que acontece em Belém, no Pará, em novembro de 2025, a Vale está executando obras de infraestrutura, definidas pelo Governo do Pará, com objetivo de contribuir com o desenvolvimento social do Estado e ampliar a oferta de serviços públicos de qualidade aos cidadãos nas áreas de segurança, cidadania, saúde, educação, meio ambiente, esporte, turismo e lazer.

Os investimentos integram o Estrutura Pará, programa estadual que estimula empresas do setor de mineração a converter em obras sociais parte de suas obrigações tributárias, neste caso, a Taxa pelo Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM).

Porto Futuro II

Uma dessas obras estruturantes, visando a cultura, lazer, turismo e a bioeconomia é a construção do Porto Futuro II. A conclusão da primeira parte da obra está prevista para novembro de 2025, a tempo do grande evento que promete movimentar a cidade ao debater as Mudanças Climáticas.

O espaço terá áreas voltadas para a valorização do patrimônio histórico, geração de empregos, espaço para estimular os negócios sustentáveis na economia criativa e biodiversidade, além de promover o lazer gratuito para a população que vive na cidade e para quem visita, estimulando o turismo na região.

COP 30

A COP é um evento anual que debate as mudanças climáticas e busca soluções para diminuir o impacto das ações humanas no clima, facilitando o diálogo e cooperação entre os países participantes.

O evento é promovido anualmente pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), criada em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, a chamada Eco-92.

Além do objetivo principal, as COPs também abrem espaços para eventos paralelos, como painéis de discussão, apresentações de pesquisas, reuniões informais entre as autoridades, exposições, etc.

O Brasil sediará pela primeira vez uma COP e Belém foi escolhida como sede, o que traz a oportunidade de colocar a Amazônia no centro das discussões, incluindo suas problemáticas ambientais, sociais e econômicas.