Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 16:02
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou a reunião onde seria definido quem presidiria o evento da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP30, que será realizado em novembro de 2025 em Belém. Segundo informações divulgadas pelo Poder360, a reunião, que aconteceria nesta quarta-feira, 15, no Palácio do Planalto, ainda não tem nova data definida.
Para esta reunião estariam presente os representantes da Casa Civil, Itamaraty, Ministério do Meio Ambiente, Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) e outros. Todos os ministros que participariam da reunião foram avisados do adiamento.
O encontro pode ter sido impactado pela reunião onde é debatido os possíveis vetos na sanção da regulamentação da reforma tributária, que iniciou na manhã desta quarta-feira. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o debate seguiria pela parte da tarde.
Atraso na escolha
O Brasil está atrasado na escola do presidente da COP em relação ao Azerbaijão, que sediou a COP 29 em novembro de 2024. No mesmo período, o país já havia definido quem assumiria o cargo de presidente da conferência.