Operação inédita recupera áreas afetadas por incêndios florestais no Pará

Locais apresentavam cicatrizes significativas de queimadas, sendo priorizados para intervenções ambientais.

Publicado em 13 de janeiro de 2025 às 20:49

Ação do Corpo de Bombeiros lançou 240 quilos de sementes em ilha de Altamira.
Ação do Corpo de Bombeiros lançou 240 quilos de sementes em ilha de Altamira. Crédito: Bruno Cruz/Ag. Pará

O governo do Pará, por meio do Corpo de Bombeiros, realizou nesta segunda-feira, 13, uma ação inédita para a recuperação de áreas afetadas por incêndios no estado. Foram lançados 240 quilos de sementes para reflorestar a ilha do Arapujá, que fica em frente do município de Altamira, no sudoeste paraense.

O local, com extensão de 600 hectares de mata nativa, foi castigado por incêndios de grandes proporções em outubro de 2024.

Foram mobilizados durante a Operação PAN uma aeronave, cinco viaturas e cerca de 30 homens. O trabalho deve se estender também para os outros municípios que têm unidades do Corpo de Bombeiros e que sofreram degradação nas suas áreas de florestas pelos incêndios como Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e os demais municípios da região sudeste do estado.

A dispersão de sementes contou com cerca de 30 espécies nativas que crescerão e dominarão o espaço sem que haja competição com as outras árvores pioneiras, fazendo com que a vegetação volte ao seu estado normal. São elas: Anajás, Fava Carazinho, Cajueiro, Falso Pau Brasil, Bacaba, Andiroba.

Fonte: Agência Pará