Prefeitura lança plataformas Visit e Belém 360 para fortalecer turismo e apresentar espaços e obras

A proposta das plataformas é promover Belém, com melhorias sociais e crescimento econômico.

Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 17:58

(Estação das Docas é ponto turístico na cidade.)
(Estação das Docas é ponto turístico na cidade.) Crédito: Adrielle Brito/ Roma News

A Prefeitura de Belém, por meio da Belemtur e Cinbesa, lançará nesta quinta-feira, 5, as plataformas Visit Belém e Belém 360, desenvolvidas como um marco para apresentar à população e a visitantes vários pontos turísticos, prédios históricos e obras de infraestrutura, que vêm sendo realizadas em Belém, capital que vai sediar a COP-30 em novembro de 2025.

A proposta das plataformas é promover Belém, com melhorias sociais e crescimento econômico para a população, alavancando o turismo com geração de emprego e renda.

Visit Belém

O objetivo da Visit Belém é otimizar a experiência turística em Belém, promovendo o desenvolvimento econômico local, por meio de um turismo mais inovador e sustentável. As informações a serem disponibilizadas serão cruciais para turistas e residentes, visto que seus objetivos consistem em:

- Desenvolver uma interface intuitiva e responsiva, que facilite o acesso a informações sobre equipamentos turísticos, ilhas adjacentes, eventos locais, estabelecimentos gastronômicos e equipamentos turísticas;

- Implementar um sistema de geolocalização, para fornecer dados precisos sobre a localização e rotas para os pontos de interesse;

- Criar um banco de dados robusto e atualizável, que contenha informações detalhadas sobre horários de funcionamento, características específicas dos estabelecimentos e atrações;

- Estabelecer parcerias estratégicas com entidades turísticas locais, para garantir a precisão e atualidade das informações fornecidas;

- Implementar recursos de acessibilidade para atender a uma ampla gama de usuários, incluindo opções de idiomas e adaptações para pessoas com necessidades especiais.

Belém 360

A plataforma Belém 360, concebida e desenvolvida pela Cinbesa, conta com recursos tecnológicos de ponta, como fotografias em 360º interativas e vídeos aéreos por drone que permitem o acompanhamento das etapas das principais obras municipais, como as reformas do Mercado de São Brás, do Complexo do Ver-o-Peso, dentre outras.

Outra função especial é a visita virtual a prédios históricos tombados que apresenta à população e a turistas espaços externos e internos de locais como o Palácio Antônio Lemos, atual sede da Prefeitura de Belém, e que abriga o Museu de Arte de Belém, com obras que também podem ser admiradas virtualmente.

No Palacete Bolonha, os visitantes conhecem toda a riqueza arquitetônica da Belle Époque, contando ainda com recursos de acessibilidade, com a audiodescrição das grandes salas em português, espanhol e inglês, incluindo a tradução na língua brasileira de sinais (Libras), promovendo acessibilidade.

Áreas verdes presentes no dia-a-dia do belenense também são apresentadas. Com seus encantos naturais, o Bosque Rodrigues Alves pode ser percorrido virtualmente em suas trilhas repletas de espécies da flora Amazônica. a Praça da República e o Horto Municipal.

Também concebida para fomentar o turismo, a plataforma Belém 360 apresenta uma vasta relação da rede hoteleira e espaços gastronômicos, propiciando aos visitantes informações como endereço, especialidades oferecidas e muito mais.

Fonte: Agência Belém.