Programa das Nações Unidas prepara gestores de Belém para a COP-30

“Diálogos Agenda 2030, ODS em Belém: herança do povo, patrimônio do mundo” é o tema da oficina que será ministrada pela coordenadora de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Belém, Kassya Fernandes, aos gestores da administração municipal na próxima segunda-feira, 24, das 14h às 18h, no Palácio Antônio Lemos.  A oficina...

Publicado em 23 de junho de 2024 às 08:44

'Diálogos Agenda 2030, ODS em Belém: herança do povo, patrimônio do mundo' é o tema da oficina que será ministrada pela coordenadora de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Belém, Kassya Fernandes, aos gestores da administração municipal na próxima segunda-feira, 24, das 14h às 18h, no Palácio Antônio Lemos. 

A oficina é fruto da parceria celebrada entre o PNUD e a Prefeitura no último dia 24 de maio, com foco na territorialização da Agenda 2030 no município.

A oficina, que visa identificar ações das políticas públicas municipais relacionada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a elaboração do relatório voluntário local, antecipa a Conferência Municipal de Mudanças Climáticas de Belém, prevista para ser realizada no próximo dia 29, no ginásio Altino Pimenta, bairro do Reduto, em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada na capital paraense em novembro de 2025. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participará da abertura do evento.

Parceria

O PNUD e a Prefeitura de Belém assinaram, no último dia 24 de maio, o Memorando de Entendimento para acelerar a implementação da Agenda 2030. O documento formaliza a parceria para que o PNUD forneça apoio técnico em eventos e formações para servidores e membros do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas (FMMCB), criado para fortalecer políticas de desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 e seus 17 ODS foram adotados pelos países-membros das Nações Unidas, em 2015, como um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que, até 2030, todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Presente em 170 países e territórios, o PNUD contribui para erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades e a exclusão e construir resiliência para que os países possam desenvolver-se com sustentabilidade.

Serviço:

Data: 24/06/2024

Horário: das 14h às 18h

Local: Palácio Antônio Lemos - Grande auditório

Endereço: Praça Dom Pedro s/n, Cidade Velha

Com informações do Portal Agência Belém