'Sem Amazônia não tem vida no sul, sudeste e centro-oeste', diz Marina em resposta a governador de MG; assista

Durante entrevista coletiva no Diálogos Amazônicos, neste domingo, 6, no Hangar, em Belém, a ministra do meio ambiente, Marina Silva, comentou a fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que defende uma união dos estados do Sul e Sudeste contra às regiões Norte e Nordeste (veja o vídeo logo abaixo). Em...

Publicado em 6 de agosto de 2023 às 13:30

Durante entrevista coletiva no Diálogos Amazônicos, neste domingo, 6, no Hangar, em Belém, a ministra do meio ambiente, Marina Silva, comentou a fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que defende uma união dos estados do Sul e Sudeste contra às regiões Norte e Nordeste (veja o vídeo logo abaixo).

Em entrevista ao Jornal Estado de São Paulo, o governador Romeu Zema falou sobre a criação de um consórcio formado pelos estados do Sul e do Sudeste para barrar propostas no Congresso Nacional que possam causar perdas econômicas para as duas regiões, em resposta às propostas enviadas por Norte e Nordeste.

'Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população, se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso', declarou Zema .

Na coletiva, Marina Silva afirmou não ter visto a fala do governador Romeu Zema, mas disse que as chuvas do sul e sudeste são produzidas pela Amazônia e que os povos originários são responsáveis pela maior parte da preservação da floresta.

'Sem a Amazônia, não tem como ter agricultura, não tem como ter indústria, não tem como o Brasil sequer ter vida no sul, sudeste e centro oeste porque a ciência diz que seriam deserto igual o deserto do Atacama ou o deserto do Saara, portanto, não é uma questão de quantidade em termos de peso populacional, é uma questão de trabalharmos com o princípio da justiça ambiental e do PIB dos ecossistêmicos que são gerados por esta região', declarou Marina Silva.

Assista: