Sinalização sobre desova de tartarugas marinhas alerta banhistas em praia de Salinas

A medida é fundamental para assegurar que as tartarugas possam desovar em segurança, longe da interferência humana e de veículos.

Publicado em 7 de julho de 2024 às 10:24

Área protegida na Praia do Atalaia, em Salinas.
Área protegida na Praia do Atalaia, em Salinas. Crédito: Vinícius Leal/Ascom Ideflor-Bio

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), isolou uma faixa de 3 km de areia, com uma sinalização no Monumento Natural do Atalaia, para conscientizar banhistas e visitantes sobre a área protegida para a desova das tartarugas marinhas, na Praia de Salinas, no município de Salinópolis, região nordeste do Pará.

O Monumento Natural do Atalaia é uma Unidade de Conservação (UC) do Ideflor-Bio, que também está promovendo atividades educativas e de sensibilização ambiental no local durante todo o mês de julho.

A região agora possui placas informativas que detalham o tamanho da UC, a categoria de conservação, a data de criação e as proibições estabelecidas para a proteção do ecossistema local. Além das placas, bandeiras estão sendo instaladas para demarcar a UC e a área da Praia do Atalaia que está bloqueada para o tráfego de veículos automotores.

A medida é fundamental para assegurar que as tartarugas possam desovar em segurança, longe da interferência humana e de veículos.