Vídeo: água verde impressiona banhistas das praias de Pindobal e Alter do Chão, no Pará

Segundo especialistas, o fenômeno é causado pelo acúmulo de cianobactérias e algas verdes, popularmente chamadas de “limo”.

Publicado em 6 de janeiro de 2025 às 12:51

Imagens evidenciam a densidade da água e a tonalidade esverdeada incomum.
Imagens evidenciam a densidade da água e a tonalidade esverdeada incomum. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Moradores e banhistas que frequentam as praias de Pindobal, em Belterra, e Alter do Chão, em Santarém, no oeste paraense, estão intrigados com a coloração esverdeada e densa das águas, que como um fenômeno natural vem impressionando e gerando repercussão nas redes sociais, com reações que variam entre preocupações ambientais e comentários irônicos de moradores mais acostumados à situação.

Vídeos compartilhados nas redes sociais, evidenciam a densidade da água e a tonalidade esverdeada incomum, reforçando o quanto a coloração impressiona tanto especialistas, quanto frequentadores das praias.

Segundo especialistas, o fenômeno é causado pelo acúmulo de cianobactérias e algas verdes, popularmente chamadas de “limo”. Em episódios de curta duração, os riscos associados são geralmente baixos, no entanto, quando persistem, podem liberar toxinas, causando a morte de peixes e outros animais aquáticos. Em casos raros, a exposição humana pode provocar doenças.

Embora o fenômeno seja relativamente comum na região, o excesso de cianobactérias preocupa pelo impacto ambiental, especialmente em períodos de cheia e altas temperaturas, que favorecem a proliferação desses organismos.