Agência Pará
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Procon alerta consumidores paraenses sobre armadilhas dos empréstimos consignados

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Em 2021, 225 denúncias sobre problemas por conta de emprestimos consignados foram recebidas no Procon Pará. Até ontem, 26, foram 84 reclamações.

Diante do elevado número de denúncias, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará), vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), resolveu a alertar a população quanto a facilidade na obtenção de crédito e quais as armadilhas escondidas que podem levar o consumidor a acumular dívidas.

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“A maior facilidade na obtenção de crédito, aliada a taxas e juros altos, leva o consumidor à inadimplência, transformando o sonho de consumo em uma bola de neve. A facilidade da tomada de empréstimo pré-aprovado, muitas vezes por impulso, pode levar ao endividamento excessivo. Quem usa linhas ‘emergenciais’, como crédito de longo prazo, corre sérios riscos de se tornar inadimplente. O risco de se tornar uma pessoa endividada é grande, quando os apelos de consumo podem falar mais alto que o bom senso”, explica o diretor do Procon Pará, Eliandro Kogempa, em entrevista para a Agência Pará.

Se o consumidor encontrar alguma fraude sobre empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado, pode procurar o Procon Pará, por meio do telefone 151, ou pelo e-mail proconatend@procon.pa.gov.br. A sede do Procon Pará funciona na Travessa Lomas Valentinas, 1.150, entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira, em Belém. O site consumidor.gov.br também recebe reclamações sobre o assunto.

Veja como evitar dívidas:

– Reflita sobre a necessidade de fazer um empréstimo consignado.
– Faça um planejamento financeiro antes de contratar um empréstimo consignado.
– Compare a taxa de juros de diferentes bancos e financeiras.
– Apenas contrate com instituições financeiras idôneas.
– Apenas compartilhe os seus dados em plataformas oficiais.

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