Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Paçoca de carne seca bate novo recorde de ‘maior do mundo’ e é servida de graça em arraial

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

No último sábado, 18, a “maior paçoca do mundo” foi distribuída de graça para a população de Boa Vista, em Roraima, na última noite do arraial junino 2022. Com 1.131 kg de carne seca e farinha amarela, batendo o próprio recorde.

A pesagem oficial começou por volta das 19h, em um cenário que imitava as tradicionais casas de farinha, comuns em áreas indígenas e rurais de Roraima. A paçoca começou a ser distribuída às 19h20. A fila para receber o alimento também foi grande e chegou a atingir um dos portões do evento.

CONTINUE LENDO...

Neste ano, a iguaria superou em 81 kg o próprio recorde, registrado em 2019. À época, foram distribuídos 1.050 kg do alimento. 

A iguaria, diferente da paçoca doce de amendoim, é feita à base de carne seca e farinha amarela. Em 2022, o preparo teve 700 kg de carne seca, 400 Kg de farinha amarela, cerca de 40 litros de óleo e 80kg de cebola.

Para 2022, a prefeitura decidiu inovar no formato e serviu em potes de plásticos lacrados, diferente de anos anteriores em que o alimento era servido em um cone de papel.

A mudança foi para garantir mais higiene devido à pandemia, como explica a superintendente da Fetec, Alda Amorim.

“Nós estamos há dois anos sem ter um grande evento de forma presencial, para a gente é uma felicidade é o reencontro. Como é um evento pós-pandemia, a gente limitou o pessoal que manuseia o alimento e depois disso ele está lacrado”.

‘Maior paçoca do mundo’

A história da “maior paçoca do mundo” começou em 2015, quando a prefeitura decidiu servir gratuitamente ao público do arraial porções do prato típico. Naquele ano, foram distribuídos 500 Kg a 20 mil pessoas. 

Depois, nos anos seguintes, os recordes foram batidos. A última vez que a paçoca foi servida foi em 2019, onde a quantidade chegou a 1.050 Kg. Nos anos de 2020 e 2021 não teve o arraial por conta da pandemia. Este ano, a festa voltou a ser realizada.

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }