Foto: Joyce Ferreira/Agência Belém
Foto: Joyce Ferreira/Agência Belém

Segundo cortejo do Arrastão do Pavulagem destaca a identidade cultural de Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O segundo cortejo do Arraial do Pavulagem coloriu a avenida Presidente Vargas na manhã deste domingo, 19. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou o cortejo, que conta com o apoio da Prefeitura de Belém.

O arrastão do Pavulagem saiu da praça da República e percorreu toda a extensão da avenida Presidente Vargas, ao som de muito carimbó e toadas, que animaram os brincantes.

CONTINUE LENDO...

Animação – A autônoma Giorgina Tinta, de 40 anos, dançou animada as canções. “É apenas a segunda vez que venho e estou adorando. Muita gente, mas super tranquilo, todo mundo se divertindo, sem violência, boa organização e muita festa”, comentou. 

O prefeito Edmilson Rodrigues acompanhou todo o cortejo até a Praça do Estivadores, no Boulevard Castilho França, onde um palco montado recebeu o grupo Arraial do Pavulagem. 

O prefeito de Belém, destacou a identidade cultural da capital paraense. “Belém é isso, é festa. Belém tem identidade cultural e essa multidão mostra isso. Viva o arrastão, viva o Pavulagem!”, comentou.

Incentivo à cultura popular – Ao reconhecer a importância do Arraial do Pavulagem para Belém e sua população, a Prefeitura de Belém e suas secretarias proporcionam apoio durante toda a festividade. Desde o momento de ensaio ao final dos arrastões, a Prefeitura está presente para apoiar artistas e brincantes, por meio do trabalho dos órgãos municipais.

Por isso, diversos órgãos municipais atuam no apoio ao Arrastão do Pavulagem, na parte da logística e de estrutura. Neste domingo, 19, agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) interditaram as vias de acesso da avenida Presidente Vargas e orientaram os condutores sobre os desvios.

A Guarda Municipal atuou com em todo percurso, com rondas a pé e em viaturas. Já a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realiza a limpeza de todo o trajeto do arrastão. 

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) também garante o ordenamento de ambulantes na área do arrastão, para facilitar a circulação do grande público pelas calçadas, garantindo o codigo de posturas do município, bem-estar e conforto dos frequentadores.

Fiscalização – “A nossa programação conta com um efetivo de 12 fiscais, em todo o entorno da praça Waldemar Henrique durante os dias do Arraial da Nossa Gente e também vamos estar neste domingo,19,no arrastão do Arraial do Pavulagem”, explicou o coordenador da Organização Pública, Rafael Braga.

Arrastões  –  Os próximos arrastões ocorrem no dia 26 de junho e 3 de julho, com concentração às 8h, na Praça da República, saindo pela Av. Presidente Vargas até a Praça dos Estivadores e entorno.

Fonte: Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS