Solstício marca abertura do verão europeu com milhares de turistas em Portugal

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

De Norte a Sul, território lusitano oferece opções para diversão e lazer

Verão europeu chegou com altas temperaturas em Portugal

Dados do WTTC – World Travel and Tourism Council mostram que Portugal será o quarto país mais procurado pelos turistas em 2022. E até o ano que vem, o país espera ultrapassar os níveis de 2019 e criar pelo menos 1 milhão de postos de trabalho no final de 2023. Ou seja, a procura de turistas cresce a cada dia e o país ferve, sobretudo com a chegada oficial do verão europeu, nesta terça-feira (21), junto com o solstício, fenômeno ocasionado pela movimento de translação da Terra.

CONTINUE LENDO...

Mas, afinal, porque Portugal atrai tantos visitantes? E se a resposta deve ser breve e curta, lá vai: é barato, tem comida boa – e muito vinho, segurança e lugares lindos. Por isso, senta, babe, tenho dicas lindas para aproveitar o verão por aqui, curtindo muita praia no Norte do país.

Roteiro de praias no Norte

Praia da Luz

Começo pela Foz, a zona mais, digamos, chique do Porto. As praias são curtas em extensão, mas vale disputar um pedaço de areia e curtir o dia. Vale ir à praia dos Ingleses e a praia da Luz, minha preferida por lá, pela calmaria e também pela esplanada da Luz, onde há uma sangria sucesso e um croquete de alheira di-vi-nal, como dizem os portugueses.

Praia dos Ingleses, na Foz


Para chegar até as duas praias, a partir do centro do Porto é simples e, acredite, uma agradável aventura. Apanhe o autocarro 500, de dois andares, na frente da Estação São Bento e em uma viagem de 20 minutos com a vista para o Douro, siga até as praias.

Vila Nova de Gaia

Sou suspeita para falar de Gaia, onde está a minha praia favorita: Senhor da Pedra, em Miramar. É lá que está a Capela do Senhor da Pedra, de frente para a areia e de costas para o mar, num lindo visual e energia indescritível.

Chega-se até lá de comboio, a partir de qualquer estação do Porto ou Lisboa.

Senhor da Pedra, em Miramar

Praia de Lavadores

Lavadores é outra praia eleita por mim como aconchegante e graciosa. É curtinha, cercada de rochas, que ajudam a formar piscinas naturais com aquele verdinho cristalino. Basta levar uma toalha de praia, protetor solar e água para curtir um dia de sol por lá. Do centro do Porto, apanhe o autocarro 902 e desça na frente da praia, onde é possível fazer um pic nic, como o pequeno David, portuguesinho com cidadania brasileira, com raízes em Belém.

David já começou a veranear em Lavadores e a curtir a temporada das cerejas
Lavadores encanta a qualquer hora do dia

Uma praia que também a-do-ro é Salgueiros, a extensão de Lavadores. Além de aproveitar a linda vista do mar, e com sorte fazer amizade com uma estrela do mar, vale petiscar e bebericar nos bares e restaurantes, como o Aqua e o Dekaras, meu queridinho pela sangria maravigold e as tábuas de frios indefectíveis.

Salgueiros
A vida marinha e seus encantos em Salgueirs

Para quem quer tranquilidade e aproveitar um dia de verão em família, a praia do Furadouro, em Ovar, é boa opção. A praia é curta em extensão, com bares e restaurantes pela orla e vale relaxar, sobretudo porque não é tão frequentada por turistas.

Beleza e calmaria no Furadouro

Pertinho do Furadouro, está a praia da Torreira, com areia fininha e tranquila para levar as crianças para passar o dia a curtir o verão.

O verão europeu termina no dia 21 de setembro e até lá tem muita praia pela frente. A dica é simples: água, protetor solar, frutas e boas energias. Acompanhado ou sozinho, ok?

VER MAIS

VER MAIS