Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter

Nas redes sociais, campanha de Lula posta foto com pessoas duplicadas em evento na Bahia

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Neste sábado, 2, uma imagem publicada pela assessoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento, em Salvador, na Bahia, deu o que falar na internet. Isso porque, em alguns pontos da imagem, há uma sobreposição de imagens a qual duplicou algumas pessoas que foram fotografadas. Nas redes sociais, opositores ao petista acusaram sua equipe de manipular a cena para mostrar um número a mais de pessoas a favor dele.

Ao portal de notícias G1, o autor da fotografia, Ricardo Stuckert, explicou o que teria acontecido, e que tudo não passava de “um problema técnico”. De acordo com Stuckert, a imagem panorâmica foi registrada com drone. “Eu fiz nove fotos para pegar o ângulo todo. E aí o que que acontece? Quando eu estava fotografando, o drone vai mexendo. Só que as pessoas estavam mexendo. O que aconteceu? As pessoas mexem, duplicou, e na hora que software junta todas as nove fotos para fazer esse 180 graus, ele não juntou direito porque as pessoas mexeram. Foi uma sobreposição”, diz.

CONTINUE LENDO...

Sobre a acusação de ter manipulado a cena, ele se defende. “Imagina se eu for fazer Photoshop. Jamais, nunca na vida. Tem a outra foto que não é panorâmica, que é uma foto só, no mesmo ângulo, na mesma hora. Se fosse pra falar que tem Photoshop ou qualquer coisa, tem o vídeo que é também na mesma hora onde o drone estava. Não tem absolutamente nada de Photoshop”, diz.

A fotografia que apresenta o erro foi publicada no perfil verificado do presidenciável através do Twitter com a seguinte legenda: “Caminhada em Salvador com o povo baiano”. Após a chuva de críticas feitas por adversários, a imagem sem o erro e sob o mesmo ângulo, registrada no mesmo horário e local, foi compartilhada no mesmo perfil, desta vez com a legenda: “A verdade dói no cotovelo de alguns. Segue uma foto não panorâmica, tirada com drone, do @ricardostuckert .Compartilhe a verdade.”

Após os burburinhos, a assessoria de Lula publicou um vídeo, que dizia na legenda: “Bahia hoje: enquanto uns falam em montagem, a multidão com Lula passa com os pés no chão.”

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS