Crédito: Shutterstock
Crédito: Shutterstock

Exagerou? Veja dicas para curar a ressaca durante o verão

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

No verão as pessoas costumam consumir bebida alcoólica, muitas vezes, em excesso. E é aí que, as pessoas que passam da conta, podem ter certas consequências no dia seguinte.

A ressaca é uma reação natural do organismo diante da intoxicação pelo álcool. Ela pode ser caracterizada por dores de cabeça, de estômago e no corpo, náuseas, vômitos, boca seca, irritação, sensibilidade à luz e mal-estar geral

CONTINUE LENDO...

Confira as dicas:

1. Procure se hidratar

Você pode ajudar seu corpo a se recuperar tomando muita água. Outra dica é intercalar uma dose de bebida com um copo de água. Também complemente a hidratação com água de coco, isotônicos e chás naturais, que ajudam a repor os sais perdidos.

2. Não exagere no café

O café pode até ajudar a dar mais energia para enfrentar um dia de ressaca e aliviar a dor de cabeça. No entanto, não se deve exagerar, porque ele favorece a eliminação de água pela urina, agravando os sintomas da desidratação. O aconselhável é tomar apenas uma xícara pequena.

3. Coma frutas e tome sucos naturais

Os sucos naturais possuem boas doses de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes que favorecem a desintoxicação do organismo e auxiliam na cura da ressaca. Além disso, o açúcar natural das frutas ajuda a repor os níveis de glicose do sangue sem exageros.

Também pode consumir as frutas in natura, dando preferência àquelas com alto conteúdo de água, como melancia, melão, maçã e pera. Só não abuse das frutas cítricas, pois o ácido pode irritar ainda mais o estômago.

4. Faça refeições leves

Como o fígado, o estômago e o intestino estão sobrecarregados pelo excesso de álcool, é recomendável evitar o consumo de alimentos pesados para que esses órgãos possam se recuperar.

Dessa forma, vale a pena apostar em uma alimentação leve e com pouca gordura, como saladas, arroz integral, peito de frango grelhado ou uma boa sopa de legumes.

5. Cuidado com os medicamentos

É preciso ter cuidado ao recorrer a um analgésico ou anti-inflamatório para aliviar a dor de cabeça. O Engov, por exemplo, contém mepiramina, uma substância anti-histamínica que pode causar sonolência, reduzindo suas capacidades motoras e seus reflexos. Esse também é um efeito adverso do Dorflex, em função de sua atividade como relaxante muscular.

Já o ácido acetilsalicílico, que está presente em medicamentos como Aspirina e Melhoral, costuma ser bastante eficaz para dores de cabeça, mas pode irritar ainda mais o estômago e, se consumido em excesso, causar sangramento gástrico.

O paracetamol, por sua vez, não é indicado para curar ressaca, pois sua metabolização pode sobrecarregar ainda mais o fígado. Dessa forma, é sempre importante ter orientação do médico ou do farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

6. Descanse

Sei que no verão a pessoa quer aproveitar ao máximo os dias de folgas. No entanto, o corpo pede que a pessoa descanse, evitando esforço físico, com uma boa noite de sono. Assim, será possível se recuperar mais rapidamente.

Com informações da Boa Saúde, Minha Vida e Tua Saúde

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }