Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

PDT oficializa Ciro Gomes como candidato a presidente nesta quarta-feira

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nesta quarta-feira, 20, o PDT oficializa durante uma convenção nacional da sigla na sede do partido, em Brasília, a candidatura de Ciro Gomes (CE) à Presidência da República. Ciro será o primeiro pré-candidato a presidente a ter a candidatura oficialmente homologada.

De acordo com o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o período para a realização das convenções partidárias que oficializam as candidaturas é entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Após a convenção, os partidos ficam aptos a registrar a candidatura no TSE, último passo necessário para a oficialização do candidato, cujo prazo encerra no dia 15 de agosto.

CONTINUE LENDO...


Com as eleições de 2022, esta é a quarta vez que o ex-governador do Ceará concorrerá à Presidência. A campanha de Ciro Gomes afirma que a decisão pela escolha da primeira data do calendário para oficialização da candidatura foi tomada com o objetivo de “aproveitar ao máximo o período eleitoral”. Porém, as campanhas só podem iniciar em 16 de agosto.

Sem vice

Ao contrário de outros partidos, o PDT ainda não definiu quem deve ocupar a vaga de vice-presidente na chapa liderada por Ciro Gomes. Até o momento, o partido e a campanha trabalham com as seguintes opções: encaminhar o início das tratativas para a escolha de uma candidatura a vice-presidente do próprio partido durante as convenções; ou adiar a escolha e o registro da candidatura no TSE para tentar negociar o ingresso de outras siglas em uma eventual coligação. A coligação consiste na união de dois ou mais partidos e possibilita às legendas, entre outros pontos, um incremento no tempo de propaganda gratuita na TV e no rádio e mais recursos no fundo eleitoral. Porém a aliança é permitida apenas para as eleições majoritárias, logo, para os cargos de presidente, governador, senador e prefeito. Ela pode ser desfeita ao final do pleito.


O edital de convocação da convenção nacional do partido indica que os dois itens serão discutidos durante o encontro de hoje, 20.

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS