Joé Leomar/ Placar
Joé Leomar/ Placar

Há 20 anos Paysandu conquistava a Copa dos Campeões; reveja os gols e relembre a campanha

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Há exatos 20 anos, no dia 4 de agosto de 2002, o Paysandu conquistava um dos maiores títulos de sua história: a Copa dos Campeões. Em um jogo memorável, disputado no estádio Castelão, em Fortaleza, o Papão derrotou o Cruzeiro-MG por 4 a 3, no tempo normal, e por 3 a 0 nos pênaltis e levantou a tão sonhada taça de campeão.

O título nacional garantiu outro feito até hoje inédito para um time do norte do Brasil: o Paysandu estaria na disputa da Taça Libertadores da América no ano seguinte.

CONTINUE LENDO...

O JOGO

O Paysandu começou a partida em desvantagem, pois havia perdido o primeiro jogo, em casa, por 2 a 1. O jogo de volta foi recheado de gols e colocou a prova o coração da fiel bicolor até o último minuto.

Com a vantagem do empate, o Cruzeiro saiu na frente com um gol de Fábio Júnior, logo aos nove minutos. Mas o ídolo bicolor Vandick empatou e virou o jogo logo em seguida. Aos 39 minutos, Cris empatou para a Raposa, que mal teve tempo de comemorar. No lance seguinte, Vandick marcou o terceiro dele e colocou o Papão na frente novamente.

No segundo tempo, Fábio Júnior empatou o jogo mais uma vez. Mas o Paysandu voltaria a ter vantagem cinco minutinhos depois, com Jobson marcando de cabeça. A partir daí, ninguém mexeu mais no placar e a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, o Cruzeiro acertou o travessão duas vezes e parou nas mãos do goleiro Marcão numa terceira. Já o Paysandu, marcou com Jobson, Velber e Luiz Fernando, fazendo ecoar o grito de campeãaaaoooo em todo o estado do Pará.

REVEJA OS GOLS:

OS HERÓIS

Ao longo da competição, o Paysandu fez grandes partidas contra clubes tradicionais como Corinthians, Bahia, Fluminense, Náutico, Palmeiras, adversário da semifinal. A campanha vitoriosa foi comandada pelo técnico Givanildo Oliveira e tinha como principais jogadores o goleiro Marcão, os zagueiros Gino, Sérgio e Luís Fernando, os meias Sandro Goiano, Lecheva, Rogerinho, Jobson e Welber, e os atacantes Vandick e Albertinho.

RELEMBRE A CAMPANHA

Primeira fase

Paysandu 1 x 1 Corinthians-SP

Paysandu 0 x 0 Fluminense-RJ

Paysandu 3 x 2 Náutico-PE

Quartas de final

Paysandu 2 x 1 Bahia-BA

Semifinal

Paysandu 3 x 1 Palmeiras-SP

Final

Paysandu 1 x 2 Cruzeiro-MG

Cruzeiro-MG 3 x 4 Paysandu – MG – Pênaltis: CRU 0 x 3 PAY

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }