Arquivo/Atomic Heritage
Arquivo/Atomic Heritage

Prefeito de Nagasaki faz alerta para ameaça global no aniversário de 77 anos de ataque da bomba atômica

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nesta terça-feira, 9, o prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, fez um alerta sobre bombas nucleares ao recordar o 77º aniversário do ataque com bomba atômica que destruiu a cidade japonesa. Ele menciona que o armamento nuclear apresenta uma “crise tangível e atual” após a invasão da Ucrânia e destaca que “O uso de armas nucleares não é um medo infundado, e sim uma crise tangível presente”, advertindo que elas podem ser utilizadas por uma decisão ruim, uma falha ou ainda por ataques terroristas.

Em 9 de agosto de 1945, Nagasaki deixou 74.000 mortos após ser atacada por uma bomba atômica três dias após o ataque contra Hiroshima. Os dois ataques norte americanos levaram ao fim da Segunda Guerra Mundial e até hoje o Japão é o único país do mundo foi atacado por armas nucleares. No entanto, Taue alertou hoje que o país pode não ser o último se medidas não forem tomadas: “Em janeiro deste ano, os líderes dos Estrados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China divulgaram uma declaração conjunta afirmando que ‘uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada'”, recordou, dizendo que “Porém, um mês depois a Rússia invadiu a Ucrânia. O uso de armas nucleares foi ameaçado, o que provocou calafrios em todo o mundo”, acrescentou.

CONTINUE LENDO...

Memória e homenagens

Hoje, 9, sobreviventes e autoridades estrangeiras se uniram a centenas de pessoas em uma oração silenciosa às 11h02 (por volta das 23h02 no horário de Brasília), horário em que a bomba foi lançada contra a cidade. Neste momento, sinos tocaram e pombas foram soltas durante a cerimônia no Parque da Paz de Nagasaki, onde água purificada foi oferecida em um ritual que homenageia as vítimas que morreram vítimas de queimaduras e outros ferimentos.

Taue enfatiza que em vez de travar guerras, a humanidade deveria organizar “uma cultura de paz que promova a confiança, o respeito aos outros e que busque soluções por meio do diálogo”.

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }