Foto: Arquivo/HFB

Cientistas descobrem que além de filtrar, rins também bombeiam sangue

Em constante evolução, a ciência descobre, dia após dia, diversas novidades relacionadas ao funcionamento do corpo humano. E, em um estudo publicado na revista científica Nature Communications, cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, identificaram mais uma função para os rins. Segundo o estudo, além de filtrar o sangue, os rins também bombeiam o líquido.

A princípio acreditava-se que o sangue passava pelo órgão através de um sistema de osmose – movimento espontâneo, sem gasto de energia, de um meio mais concentrado para o menos concentrado – e, com liberação de substâncias químicas.

CONTINUE LENDO...

Mas, de acordo com os pesquisadores, foi identificada uma pressão maior na porção final dos tecidos, o qual seria esperado de uma bomba. Ou seja, significa dizer que o caminho do sangue pelo órgão não é tão passivo assim, e sim direcionado. Para os cientistas, a descoberta pode ajudar a explicar uma série de problemas renais.

Na pesquisa, os cientistas observaram esse tipo de mecanismo nos rins de pacientes com doença renal policística autossômica dominante, que é responsável pelo surgimento de cistos no rim, o qual aumenta as chances de pedra nos rins e infecções no trato urinário.

De acordo com os pesquisadores, nos rins dessas pessoas, o sistema de bombeamento acontece de forma contrária. Através da utilização de um medicamento aprovado para a condição, essa pressão foi suavizada, o que diminuiu o estresse no tecido e a velocidade de formação de cistos.

Diante disso, os cientistas esperam identificar se o mesmo sistema de bombeamento ocorre em outros órgãos e tecidos.

Com informações do Metrópoles