11 de Setembro: O dia que mudou o mundo

O atentado de 11 de setembro desencadeou mudanças drásticas na política de segurança dos EUA e deu início à “Guerra ao Terror”.

Elias Cavalcante

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 13:53

Há 23 anos a Al-Qaeda coordenava o sequestro em Nova York
Há 23 anos a Al-Qaeda coordenava o sequestro em Nova York Crédito: Foto ilustrativa/Canva

No dia 11 de setembro de 2001, o mundo testemunhou um dos maiores ataques terroristas da história, quando a Al-Qaeda coordenou o sequestro de quatro aviões comerciais nos Estados Unidos. Dois deles atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e um terceiro colidiu com o Pentágono. O quarto avião, o Voo 93 da United Airlines, caiu em um campo na Pensilvânia, graças à ação heroica dos passageiros que impediram outro ataque.

O primeiro impacto aconteceu às 8:46 da manhã, quando o Voo 11 da American Airlines atingiu a Torre Norte. Pouco depois, às 9:03, o Voo 175 da United Airlines colidiu com a Torre Sul, num momento transmitido ao vivo, chocando o mundo. Às 9:59, a Torre Sul desmoronou, seguida pela Torre Norte às 10:28. Mais de 2.900 pessoas perderam suas vidas nos ataques.

O atentado de 11 de setembro desencadeou mudanças drásticas na política de segurança dos EUA e deu início à “Guerra ao Terror”. Atualmente, esse dia é lembrado não só pelas vidas perdidas, mas pelas repercussões globais que continuam a impactar o cenário político e social.