10 mil pessoas no Pará ainda não sacaram o Pis/Pasep; veja como sacar

Os fundos disponíveis para saque estarão acessíveis até o dia 27 de dezembro de 2024.

Publicado em 20 de outubro de 2024 às 15:54

 - Atualizado há um dia

10 mil pessoas no Pará ainda não sacaram o Pis/Pasep; veja como sacar
10 mil pessoas no Pará ainda não sacaram o Pis/Pasep; veja como sacar Crédito: Reprodução

Cerca de 10.700 mil empregados do Pará ainda não retiraram o Abono Salarial. Embora o calendário de pagamentos tenha terminado em agosto, R$ 11.209.642,00 em montantes disponíveis ainda não foram retirados nas agências dos bancos encarregados dos pagamentos no Pará.

Até o dia 27 de dezembro de 2024, os valores pendentes de retirada estarão disponíveis nas instituições bancárias Caixa Econômica e Banco do Brasil. Para quem pediu revisão do Abono Salarial através de recurso administrativo, os pagamentos serão realizados mensalmente, sempre no dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente. Pode-se obter informações detalhadas através da Carteira de Trabalho Digital ou no site GOV.BR.

Os trabalhadores com direito ao Abono Salarial são aqueles que cumprem os requisitos de elegibilidade, tais como estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, a partir da data do primeiro vínculo; ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até 2 salários mínimos mensais médios durante o período trabalhado; ter realizado pelo menos 30 dias de trabalho remunerado, consecutivos ou não, no ano-base considerado para a apuração; e ter seus dados atualizados.

O crédito do Abono Salarial na CAIXA será feito primeiramente através de crédito em conta corrente ou poupança ou Conta Digital; ou através do aplicativo CAIXA Tem, em uma conta poupança social digital, criada automaticamente pela CAIXA.

Para os trabalhadores que não possuem conta corrente, o pagamento será feito através de canais como agências, lotéricas, autoatendimento e CAIXA Aqui, utilizando o cartão social e a senha. No Banco do Brasil, a principal forma de pagamento do Abono Salarial será através de crédito em conta bancária; transferência por TED, PIX ou pessoalmente nas agências de atendimento para trabalhadores que não são correntistas e que não possuem acesso ao PIX.

O abono é um significativo benefício laboral oferecido anualmente a milhões de empregados. Com a disponibilidade de R$ 228 milhões ainda em 2024 para saque, muitos empregados podem desconhecer seus direitos, que podem atingir até um salário mínimo. Pode-se solicitar mais informações nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, através do número 158.