Publicado em 7 de fevereiro de 2025 às 15:47
Um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7). Duas pessoas morreram. Outras sete pessoas, no solo, ficaram feridas.>
Este é ao menos o oitavo caso de queda de avião de pequeno porte no Brasil nos últimos quatro meses. Além disso houve outras duas quedas de helicópteros, que foram duas no último mês: uma em Caieiras (SP) e outra em Cruzília (MG).>
A relação inclui casos de grande repercussão nacional, como o do avião que caiu em Gramado, na Serra Gaúcha, em 22 de dezembro, deixando 10 mortos e 17 feridos. E o de Ubatuba, no litoral paulista, em 9 janeiro, que deixou um morto e quatro feridos.>
Veja abaixo lista: >
Avião levando ex-prefeito cai em Montenegro (RS)>
11 de janeiro de 2025 - O avião de pequeno porte, do tipo planador, caiu em Montenegro, interior do Rio Grande do Sul, pouco após decolar. Havia dois homens a bordo: o ex-prefeito da cidade Carlos Eduardo Müller, de 54 anos, que era instrutor de voo, e um aluno dele, de 49 anos.
>
Avião ultrapassa pista e explode em praia de Ubatuba (SP)
>
9 de janeiro de 2025 - Em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, um avião de pequeno porte ultrapassou a pista do Aeroporto Estadual de Ubatuba em tentativa de pouso, atravessou o alambrado e explodiu na orla da Praia do Cruzeiro.
>
Queda em Aquidauana (MS)
>
27 de dezembro de 2024 - Uma aeronave de pequeno porte sofreu um acidente na cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, em uma área do Pantanal de difícil acesso. Os três ocupantes do avião foram resgatados com vida.
>
Turboélice cai em Gramado (RS)
>
22 de dezembro de 2024 - Um avião turboélice bimotor de pequeno porte caiu em Gramado, na Serra Gaúcha, no entorno da Avenida das Hortênsias. As 10 pessoas que estavam a bordo morreram, todas da mesma família, inclusive o piloto. Outras 17 pessoas que estavam em solo precisaram de atendimento médico.
>
Acidente em Manicoré (AM)
>
20 de dezembro de 2024 - Um avião de pequeno porte que desapareceu no interior do Amazonas no dia 20 de dezembro foi encontrado cinco dias depois, junto com os corpos do piloto Rodrigo Boer Machado e do passageiro Breno Braga Leite. A aeronave estava em uma zona rural.
>
Aviões da FAB caem durante treinamentos (RN e SP)
>
22 de outubro e 1º de novembro de 2024 - Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo, em 1º de novembro. Informações iniciais apontam que o leme de uma aeronave se chocou com a hélice da outra, resultando em sérios danos a ambas.
>
Queda de avião Paraibuna (SP)>
23 de outubro de 2024 - Avião de pequeno porte caiu na região rural de Paraibuna, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, durante uma forte tempestade. A aeronave se chocou contra um morro e pegou fogo após o impacto, segundo o Corpo de Bombeiros. A empresa aérea Abaeté Aviação confirmou que havia cinco colaboradores na aeronave e diz que todos morreram: comandante, piloto, médica, enfermeiro e mecânico.>
Com informações de Uol >