Círio no RJ:  Romaria reúne mais de mil devotos em Copacabana

A procissão deste ano contou com uma berlinda pela primeira vez.

Publicado em 14 de outubro de 2024 às 19:24

Este ano a procissão ganhou uma berlinda.
Este ano a procissão ganhou uma berlinda. Crédito: PASCOMPSPA

O Círio de Nazaré em Belém aconteceu paralelamente com o Círio de Nazaré do Rio de Janeiro, neste domingo, 13.  A procissão na cidade carioca reuniu mais ou menos 1.500 fiéis nas ruas de Copacabana. Esta já é a 40ª edição que tem um percurso de aproximadamente 2,5 quilômetros. Muitos paraenses que moram no RJ marcam presença na romaria.

A programação deste ano iniciou com a exposição da berlinda, seguida pela apresentação do manto e a celebração da santa missa. Ao longo da romaria, os devotos carregavam flores, bandeirolas e imagens da santa.

A peregrinação da Paróquia São Paulo Apóstolo, que acolhe a festa por fazer parte da mesma ordem da Basílica de Nazaré, os Padres Barnabitas, teve início em 1984. A celebração foi trazida de Belém pelo Padre Miguelito, que havia servido em missão no Pará por muitos anos, quando percebeu que havia muitos paraenses que residiam no bairro.

A procissão passou a contar com a tradicional corda há 15 anos. A romaria recebe mais devotos a cada ano e que ela significa uma forme de agradecer e expandir a devoção à santa, de acordo com o diretor espiritual do evento, padre Fernando Miranda,