Com o Carnaval no início de março, entenda como fica o pagamento de salários

Trabalhadores do setor privado, cujo salário deve ser depositado até o quinto dia útil do mês, estão temendo que o pagamento desse mês, fique apenas para o dia 12.

Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 17:23

Volume de dinheiro é 4,8% superior ao ano passado.
Volume de dinheiro é 4,8% superior ao ano passado. Crédito: Marcello Casal JR/Agência Brasil

O pagamento de salários de trabalhadores que recebem nos primeiros dias do mês e de pensões e aposentadorias do INSS, deve ser afetado pelos festejos de carnaval, que em 2025 vai cair bem no começo do mês de março.

Beneficiários do INSS que recebem até um salário mínimo, começam a ter o benefício depositado em 24 de fevereiro, conforme o dígito final do NIS. No dia 1º de março, um sábado, o processo será interrompido, sendo retomado na quinta-feira, dia 6. O pagamento segue até 12 de março.

Já para quem ganha mais que um salário mínimo, o pagamento será feito entre os dias 6 e 12 de março, quase metade do mês.

Trabalhadores do setor privado, cujo salário deve ser depositado até o quinto dia útil do mês, estão temendo que o pagamento desse mês, fique apenas para o dia 12, já que é comum as empresas pararem até a Quarta-feira de Cinzas, dia 5.

Mas o carnaval não é considerado feriado nacional e, mesmo nas cidades que o consideram feriado, isso só vale para a Terça-Feira Gorda, que será no dia 4. Os demais dias são considerados úteis, como explica o advogado trabalhista Solon Tepedino.

“ Para o pagamento, a contagem correta de dias úteis é de segunda a sábado. E ele deve ser computado até o quinto dia útil. Portanto, caso o quinto dia caia em domingos ou feriados, ele tem que ser antecipado para um dia antes do dia útil anterior”, afirma o especialista, destacando que sábado é considerado dia útil para o calendário de pagamento, mesmo que o funcionário não trabalhe nesse dia.